Reestruturação organizacional e reconstrução da identidade: um estudo de caso em uma empresa de telecomunicações

Autores

  • Daniela Cristina Soares Faculdade Pitágoras
  • Adriane Vieira Faculdade Novos Horizontes

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2010v12n26p92

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar o impacto da reestruturação organizacional ocorrida em uma empresa de telefonia celular na identidade dos funcionários. O tema diz respeito às profundas transformações que vêm ocorrendo no mundo do trabalho, derivadas da conjugação entre globalização da economia, inovações tecnológicas e novas formas de gestão. A metodologia adotada é de natureza qualitativa-descritiva e os dados foram coletados por meio de 22 entrevistas semiestruturadas. No plano teórico foram abordados dois temas fundamentais que são as mudanças contemporâneas nas relações de trabalho e seus reflexos sobre a identidade dos trabalhadores. Os resultados da pesquisa mostram que o processo de reestruturação organizacional culminou com a demissão simultânea de 382 funcionários da área de call center e foi conduzido de forma cruel e impiedosa. Os gestores foram informados da decisão da empresa dois dias antes do ocorrido e a atuação da área de Recursos Humanos limitou-se ao atendimento dos aspectos burocráticos. A experiência vivida pelos entrevistados gerou sentimentos de surpresa, decepção, tristeza e angústia, afetando negativamente o processo de construção e reconstrução das identidades.

Biografia do Autor

Daniela Cristina Soares, Faculdade Pitágoras

Mestre em Administração com ênfase em Gestão, Organizações e Mudanças, MBA em Gestão Estratégica e Marketing, MBA em Gestão de Negócios; Graduada em Administração. Profissional com sólida experiência em Gestão de pessoas e com capacitação didático-pedagógica em diversas disciplinas nas áreas de Administração e Gerência Corporativa. Atualmente é professora titular da Faculdade Pitágoras.

Adriane Vieira, Faculdade Novos Horizontes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente é coordenadora, professora e pesquisadora do Mestrado Acadêmico em Administração da Faculdade Novos Horizontes. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas, gestão de competências, qualificação, liderança, gestão de empresas familiares, identidade e subjetividade.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Como Citar

Soares, D. C., & Vieira, A. (2010). Reestruturação organizacional e reconstrução da identidade: um estudo de caso em uma empresa de telecomunicações. Revista De Ciências Da Administração, 12(26), 92–115. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2010v12n26p92

Edição

Seção

Artigos