Gestão pública sustentável

Autores

  • Pedro Carlos Schenini UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Daniel Trento do Nascimento UnB - Brasília - DF

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O panorama de depleção e esgotamento dos recursos naturais, de contaminação e envenenamento dos recursos hídricos, dos solos e do ar e da diminuição da qualidade de vida das populações tem levado os administradores públicos a buscar novas soluções para esses problemas. Nesse sentido, inúmeras ações têm sido experimentadas, buscando, cada qual a sua maneira, novas formas de gerenciar os serviços públicos. Neste artigo buscou-se identificar e caracterizar, de forma sistematizada, a legalidade e as técnicas e procedimentos que os funcionários e dirigentes têm utilizado, juntamente com outras formas sugeridas na teoria da sustentabilidade, de forma a colaborar para a obtenção de uma gestão política e ecologicamente corretas.

Biografia do Autor

Pedro Carlos Schenini, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973) , mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) . Atualmente é professor adjunto iv da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Administração de Empresas. Atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento sustentável, Competitividade, estratégias sustentáveis, Gestão Ambiental.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Daniel Trento do Nascimento, UnB - Brasília - DF

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e Mestrado em Administração Gestão e Políticas Institucionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Especialização em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2005) e Especialização em Local Government & Public Services (Ryukoku University - Japão, 2007). Atualmente é Doutorando em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2006). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Meio Ambiente, atuando principalmente no seguinte tema: Gestão Ambiental Municipal; Projetos Ambientais; Amazönia.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Como Citar

Schenini, P. C., & Nascimento, D. T. do. (2002). Gestão pública sustentável. Revista De Ciências Da Administração, 4(8), 101–115. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos