O ecletismo do paradigma da sustentabilidade: construção e análise a partir dos estudos organizacionais

Autores

  • Luciano Munck Universidade Estadual de Londrina
  • Rafael Borim de Souza Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2011v13n29p202

Resumo

Este artigo possui dois objetivos principais: (1) investigar as nuanças que um paradigma da sustentabilidade, como proposição de lente de observação da realidade para os contextos organizacionais deve assumir; e (2) apresentar e definir um paradigma da sustentabilidade, eclético, dialógico e flexível, por meio do qual o desenvolvimento sustentável possa ser assumido como um fenômeno de pesquisa coerente junto aos estudos organizacionais. Realizou-se um estudo qualitativo, exploratório e bibliográfico. Foi desenvolvido um referencial teórico com o intuito de observar possíveis inter-relações entre algumas discussões sobre o desenvolvimento sustentável e contribuições específicas extraídas dos estudos organizacionais. O paradigma da sustentabilidade, em suma, é concebido pelo estudo da relação entre o desenvolvimento sustentável e os estudos organizacionais, uma vez que compreende o desenvolvimento sustentável como um fenômeno de investigação que importa ao contexto das organizações.

Biografia do Autor

Luciano Munck, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em administração de empresas pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em administração pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de administração, com ênfase em recursos humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: alinhamento estratégico, aprendizagem e gestão por competências. Atualmente coordena o mestrado em administração do departamento de administração da UEL. Desenvolve pesquisas e consultorias na área de gestão por competências.

Rafael Borim de Souza, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Administração na linha de Administração de Tecnologia, Qualidade e Competitividade pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná (PPGADM-UFPR). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá em Consórcio com a Universidade Estadual de Londrina (PPA-UEM/UEL) (2010), Especialista em Controladoria e Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007) e em Gestão Empresarial pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (2008) e Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Tem experiência na área de Administração, com interesses de pesquisa e publicações nos seguintes temas: responsabilidade social empresarial, sustentabilidade organizacional, desenvolvimento sustentável, crise ambiental, competências e gestão de competências.

Downloads

Publicado

2011-04-18

Como Citar

Munck, L., & Souza, R. B. de. (2011). O ecletismo do paradigma da sustentabilidade: construção e análise a partir dos estudos organizacionais. Revista De Ciências Da Administração, 13(29), 202–242. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2011v13n29p202

Edição

Seção

Artigos