As Culturas Organizacionais Territorializadas

Autores

  • Luciano Mendes
  • Neusa Rolita Cavedon Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n35p108

Resumo

O objetivo fulcral neste ensaio foi o de estabelecer a articulação entre as noções de cultura organizacional e território, com o intuito de se analisar as manifestações culturais como fenômenos territorializados. Para tanto, inicialmente, teceu-se considerações visando ao  aprofundamento das discussões sobre cultura organizacional e espaço / tempo nos estudos organizacionais. Após esse percurso, o propósito foi o de enfatizar as teorizações sobre território procurando elucidar suas peculiaridades, aprofundando as convergências e as divergências existentes entre os conceitos de território, espaço e lugar. Para finalmente se articular os intercruzamentos, objetivando a apreensão da cultura organizacional  territorializada. Algumas considerações, ainda que parciais, encontram-se apresentadas no final do artigo e apontam para o fato de que a produção simbólica e política nas assertivas sobre a cultura organizacional apresentam significado efetivo quando situadas, delimitadas ou alocadas, ou seja, no momento em que for possível se evidenciar nos postulados sobre cultura organizacional a existência de territórios, espaços e lugares articulados nas relações de poder que os constituem.

Biografia do Autor

Luciano Mendes

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá. Graduação em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Professor Ajunto do Departamento de Ciências Sociais Aplicada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Neusa Rolita Cavedon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bacharel em Administração de Empresas e Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professora associada na Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisadora do CNPq.

Downloads

Publicado

2013-04-03

Como Citar

Mendes, L., & Cavedon, N. R. (2013). As Culturas Organizacionais Territorializadas. Revista De Ciências Da Administração, 15(35), 108–123. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n35p108

Edição

Seção

Artigos