Evolução histórica da pesquisa em Marketing Internacional no Brasil

Autores

  • Franciani Fernandes Galvão Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO-IRATI
  • Pedro José Steiner Neto Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n35p124

Resumo

Esta dissertação tem como objetivo identificar e descrever o estágio em que se encontra a produção científica a respeito do Marketing Internacional no Brasil. Por meio de meta-análise qualitativa, foram verificadas 70 pesquisas publicadas, sendo 42 artigos de periódicos e eventos nacionais da área de administração e 28 teses e dissertações desenvolvidas em Instituições de Ensino Superior brasileiras com cursos de mestrado e doutorado com conceito Capes 4 até 7 na área de Administração. A pesquisa descritiva foi desenvolvida pela aplicação de meta-análise qualitativa com perspectiva longitudinal com corte transversal, levantando 10 variáveis que foram analisadas individualmente, ordenadas por artigo, tese e dissertação, tendo-se partido   para a análise de períodos estabelecidos pela segmentação de 14 anos de estudo (1997-2010). As conclusões levaram ao entendimento de que as pesquisas científicas na área de Marketing Internacional ainda são poucas, porém, apresentam crescimento. São ainda desenvolvidas em empresas do setor industrial, com perspectiva metodológica descritiva e exploratória e apresentaram-se predominantemente como survey, com coleta de dados eminentemente feita por entrevista estruturada e com direcionamento, concentrando-se em poucos autores.

Biografia do Autor

Franciani Fernandes Galvão, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO-IRATI

Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná - UFPR; MBA em Gestão bancária e finanças corporativas; Graduação em Administração com habilitação em Comércio Exterior pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Professora no curso de Administração da Universidade estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/Irati

Pedro José Steiner Neto, Universidade Federal do Paraná - UFPR

possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (1979), mestrado em Master In Engineering Management - Florida Institute Of Technology (1983) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Administração atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, decisão de compra, processo decisório, estratégias empresariais, pesquisa de mercado e redes neurais.

Downloads

Publicado

2013-04-03

Como Citar

Galvão, F. F., & Steiner Neto, P. J. (2013). Evolução histórica da pesquisa em Marketing Internacional no Brasil. Revista De Ciências Da Administração, 15(35), 124–140. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n35p124

Edição

Seção

Artigos