O ver e o mostrar: a importância da orientação visual em Crash

Autores

  • Rosângela Fachel de Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8951.2010v11n98p198

Resumo

Esse artigo aborda a importância da orientação visual em Crash, romance escrito por James Ballard em 1973, e em sua adaptação cinematográfica realizada por David Cronenberg em 1996. Para tanto, analisa-se a forma como cada uma das obras trata a questão em suas respectivas linguagens: literatura e cinema, e como elas se entrecruzam e distanciam. Dando atenção à configuração dos processos de ver e de mostrar mediados por espelhos e câmeras, que funcionam como próteses do olhar.

 

Biografia do Autor

Rosângela Fachel de Medeiros

Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS e mestre e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Atuando principalmente nos seguintes temas:  literatura comparada, interdisciplinariedade, literatura, cinema.

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Publicado

2010-05-24

Edição

Seção

Artigos