<b>O Processo criativo em Publicidade e os formatos All Type, All Image e Verbo-Visual</b><br>

Autores

  • Marina Aparecida Espinosa Negri IA UNICAMP - FAPESP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8951.2010v11n98p481

Resumo

Este artigo figura como parte constituinte de uma pesquisa de Doutorado ora em andamento, direcionada à construção da mensagem publicitária na contemporaneidade, e sua intertextualidade com as artes e a tecnologia. Entenda-se o substantivo artes, aqui, como a expressão de enunciados consistentes. Esta abordagem, especificamente, localiza-se em uma fase do trabalho que considera as definições conceituais referentes aos formatos criativos de anúncios, em busca de consolidar duas intenções: estabelecer um paralelo entre os três básicos, denominados All Type, All Image e Verbo-Visual; e avaliar a interferência tanto dos processos criativos, como do aparato tecnológico, na execução de cada um deles. O percurso investigativo acena para algumas conclusões, dentre as quais a mais efusiva seria a de que recursos gráficos, na maioria dos casos, têm substituído processos de criação, e condicionado os públicos-alvo a compreenderem a Publicidade como uma atividade comunicacional eminentemente imagética, e nem sempre comprometida com a lógica.

Biografia do Autor

Marina Aparecida Espinosa Negri, IA UNICAMP - FAPESP

Doutoranda em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas | IA UNICAMP. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo | FAPESP, no Programa DR-II, regime de integralidade. Docente convidada dos Cursos de Graduação em Relações Públicas, Propaganda e Turismo, e de Pós-Graduação - Especialização em Publicidade & Mercado | Poéticas Verbais, da Escola de Comunicações & Artes da Universidade de São Paulo | ECA-USP. Docente titular do Centro Universitário de Osasco | UNIFIEO.

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Publicado

2010-05-24

Edição

Seção

Artigos