<b>Uma leitura interdisciplinar de imagem em movimento referente ao documentário "O Maciço"</b><br>

Autores

  • Sandra Iris Sobrera Abella Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Rafael Raffaelli UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8951.2010v11n98p129

Resumo

Este artigo consiste em uma leitura do documentário “O Maciço”, o qual tem como tema as comunidades que habitam o maciço do Morro da Cruz em Florianópolis, a partir de uma perspectiva de leitura de imagem em movimento que considera o conteúdo da obra, ao mesmo tempo que sua forma, e assim os elementos que constituem o que se pode denominar de linguagem audiovisual. No processo de leitura, buscou-se estabelecer uma visão interdisciplinar, buscando abranger diversos aspectos presentes no filme que se referem a diferentes campos do conhecimento, buscando um diálogo entre os mesmos. Assim, buscou-se compreender, partindo dos elementos do filme, como a forma em que o tema foi trabalhado e as escolhas formais feitas permitem produzir alguns efeitos de sentido nos telespectadores direcionando significações, tendo em vista o aspecto compartilhado de produção de sentidos, devido à inserção dos espectadores em uma mesma cultura, de modo geral.

Biografia do Autor

Sandra Iris Sobrera Abella, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduada em Psicoligia, Mestre em Psicologia e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar de Ciências Humanas da UFSC.

Rafael Raffaelli, UFSC

Professor do Departamento do Curso de Graduação em Psicologia, do Departamento do Curso de Graduação em Cinema e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, da UFSC.

Downloads

Publicado

2010-05-24

Edição

Seção

Artigos