Os impactos do programa nacional de melhoria da qualidade do leite - PNMQL na região de Franca-SP

Autores

  • Claudine Campanhol Milinski Centro Universitário de Franca - Uni-FACEF
  • Carla Aparecida Arena Ventura Centro Universitário de Franca - Uni-FACEF

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2010v7n1p170

Resumo

Para que o Brasil pudesse aumentar a competitividade em relação à oferta de leite e derivados lácteos, nos anos 1990 foi criada pelo Governo Federal uma política pública estratégica para o agronegócio brasileiro, denominada Programa Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite – PNMQL, que possui sustentação na Instrução Normativa 51/2002 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O presente artigo apresentou a visão de funcionários oficiais dos serviços de inspeção municipal (SIM), estadual (SISP) e federal (SIF) com relação às mudanças ocorridas na fiscalização das indústrias de produtos lácteos da região de Franca-SP, após a implantação do PNMQL. A partir da aplicação de três entrevistas semi-estruturadas e análise de conteúdo das entrevistas, foram extraídos e discutidos os temas: “a padronização da qualidade do leite”; “serviços de inspeção versus indústria: adaptações ao Programa Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite” e “os serviços de inspeção e suas responsabilidades”. Os resultados demonstraram que o PNMQL trouxe parâmetros para orientar a busca pela qualidade do leite produzido na região de Franca e em todo o Brasil. Também verificou-se diferença de percepção entre os entrevistados com relação às suas competências, demonstrando que o SIM, ao contrário dos demais órgãos, negligencia a fiscalização da qualidade do leite que é industrializado na região. Além disso, foi identificada a existência de comercialização clandestina de leite na região devido às exigências do PNMQL, que demanda investimentos e mudanças imediatas para que os níveis de qualidade sejam atendidos.

Biografia do Autor

Claudine Campanhol Milinski, Centro Universitário de Franca - Uni-FACEF

Zootecnista graduada pela Universidade Estadual Paulista - UNESP e Mestranda do Programa de Mestrado Interdisciplar em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário de Franca - Uni-FACEF. Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Desenvolvimento Social.

Carla Aparecida Arena Ventura, Centro Universitário de Franca - Uni-FACEF

Bacharel em Relações Internacionais, Advogada, Mestre em Direito Internacional e Doutora em Administração. Orientadora e Professora Colaboradora do Programa de Mestrado Interdisciplar em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário de Franca - Uni-FACEF.

Downloads

Publicado

22.07.2010

Edição

Seção

Artigos