Redes e Interconexões: desafios para a construção da agricultura sustentável

Autores

  • Adilson Francelino Alves Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Julia Silvia Guivant Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2010v7n1p1

Resumo

Este artigo trata da relação entre duas redes de conhecimento que se cruzam no rural brasileiro: uma rede longa construída em laboratórios distantes do local de produção e aplicação e as chamadas das redes curtas onde estão inseridas diversas experiências de agroecologia atualmente em andamento. O texto procura analisar e mapear na teoria social contemporânea como estas redes se interconectam e interagem, procura também apontar alguns desafios enfrentados pelas redes curtas para sua construção e desenvolvimento.

Biografia do Autor

Adilson Francelino Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Ciências Humanas, professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Pesquisador do GETERR (Grupo de Estudos Territoriais) e membro do IRIS (Instituto de Pesquisa em Riscos e Sustentabilidade).

Julia Silvia Guivant, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Sociologia, professora do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina, coordenadora do IRIS (Instituto de Pesquisa em Riscos e Sustentabilidade), presidente da ANPPAS (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ambiente e Sociedade).

Downloads

Publicado

01.01.2010

Edição

Seção

Dossiê: "A interdisciplinaridade nos estudos de Sociedade e Meio Ambiente" Orgs: Dras Eunice Nodari e Julia S. Guivant