Aprendizagem social, desenvolvimento de plataformas de múltiplos atuores e governançasda água no Brasil

Autores

  • Pedro Roberto Jacobi Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2010v7n1p69

Resumo

A contribuição dos espaços deliberativos é fundamental para o fortalecimento da governança da água. A ampliação destes espaços de participação cidadã favorece qualitativamente a capacidade de representação dos interesses, entretanto o grande desafio é que esses espaços sejam efetivamente públicos, tanto no seu formato quanto nos resultados. Inserido no processo de Governança da Água, o conceito de Aprendizagem Social abre um estimulante espaço de desenvolver processos de articulação de ações que tem como premissa a noção de “aprender conjuntamente para manejo e decisões conjuntos e mudanças na gestão”. Basicamente, a estratégia de aprendizado é que todos devem conhecer o contexto de criticidade e condições de governança para intervirem juntos em contextos de bacias hidrográficas. A partir do conceito de Aprendizagem Social visa-se responder aos desafios da sustentabilidade e integração das interfaces na governança daágua, o que pressupõe a contribuição de diferentes conhecimentos e interdisciplinaridade.

Biografia do Autor

Pedro Roberto Jacobi, Universidade de São Paulo - USP

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Livre Docente em Educação (USP). Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (USP). Coordenador do Grupo de Pesquisa GovAgua - USP e do TEIA USP - Laboratório de Educação e Ambiente. Co-Editor da Revista Ambiente e Sociedade. E-mail: prjacobi@usp.br

 

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Publicado

01.01.2010

Edição

Seção

Dossiê: "A interdisciplinaridade nos estudos de Sociedade e Meio Ambiente" Orgs: Dras Eunice Nodari e Julia S. Guivant