O potencial das ferramentas multimídia em ambiente de convergência: um estudo de caso do site da Rádio BandNews FM

Autores

  • Debora Cristina Lopez UFSM/Cesnors
  • Marcelo Freire UFSM - Frederico Westphalen

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2010v7n1p30

Resumo

 

O presente artigo analisa a utilização da multimídia e das ferramentas de interatividade na emissora all news BandNews FM e seu site. No ambiente de convergência em que os dois veículos se inserem, a utilização das potencialidades de cada suporte pode trazer grandes vantagens tanto para rádio quanto para o site. Vamos aqui observar, em dois momentos, a utilização do áudio na construção do discurso multimídia publicado online e como as ferramentas de interatividade típicas do webjornalismo são utilizadas pela rádio. A opção por uma amostra de agosto de 2007 e outra de outubro de 2008 pode permitir analisarmos se houve uma evolução em relação aos usos observados.

Biografia do Autor

Debora Cristina Lopez, UFSM/Cesnors

Debora Cristina Lopez é Professora Assistente do curso de Jornalismo e coordenadora do curso de Relaçóes Públicas - ênfase em Multimídia da UFSM/Cesnors. É doutoranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, mestre em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Marcelo Freire, UFSM - Frederico Westphalen

Marcelo Freire é professor da Universidade Federal de Santa Maria – campus Frederico Westphalen, doutorando e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Facom/UFBA, graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário da Bahia - FIB.

Downloads

Publicado

2010-03-30

Edição

Seção

Núcleo Temático