A capoeira como possível instrumento de práxis revolucionária: experiência no CEC Itacorubi - Florianópolis/SC

Autores

  • Marcos Cordeiro Bueno UFPEL
  • Bruno Emmanuel Santana da Silva UFSC
  • Paulo Ricardo do Canto Capela UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2011v23n37p83

Resumo

 

Este trabalho objetivou analisar a prática do ensino da capoeira para as crianças e adolescentes do Centro de Educação Complementar do Itacorubi pautada na construção da práxis revolucionária. Como problemática levantou-se a questão de qual é a contribuição da capoeira como instrumento de formação humana para a práxis revolucionária dos educandos e educandas deste espaço educativo. Para a resposta deste problema nos propusemos a construir uma pesquisa analisando os dados de registro de quase quatro anos de prática pedagógica com a capoeira nesta instituição, a fim de evidenciarmos se a capoeira pode ou não ser um instrumento de práxis revolucionária.

Biografia do Autor

Marcos Cordeiro Bueno, UFPEL

Membro do Grupo de Capoeira Roda Livre, Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Professor Colaborador do Curso de Educação Física da Universidade do Vale do Itajaí – Campus Biguaçu e Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação Física da ESEF/UFPEL.

Bruno Emmanuel Santana da Silva, UFSC

Professor Mestre do Curso de Educação Física da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI; Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSC e membro do Grupo de Capoeira Chapéu de Couro.

Paulo Ricardo do Canto Capela, UFSC

Professor Mestre do Curso de Educação Física da UFSC; Pesquisador vinculado a Rede CEDES/UFSC e ao Vitral Latino Americano de Educação Física, Esportes e Saúde.

Downloads

Publicado

2012-05-05

Como Citar

Bueno, M. C., Santana da Silva, B. E., & Capela, P. R. do C. (2012). A capoeira como possível instrumento de práxis revolucionária: experiência no CEC Itacorubi - Florianópolis/SC. Motrivivência, (37), 83–97. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2011v23n37p83