Comentários sobre a educação do corpo nos "textos pedagógicos" de Theodor W. Adorno

Autores

  • Jaison José Bassani Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis
  • Alexandre Fernandez Vaz

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O trabalho tem como objetivo apresentar e interpretar o conteúdo sobre a educação do corpo em alguns ensaios, conferências e debates de Theodor W. Adorno. A estratégia metodológica passou pela análise dos “textos pedagógicos” e,
sob outro ponto de vista, pelo roteiro epistemológico oferecido pela obra Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos, escrita em parceria com Max Horkheimer. Os resultados mostram como o tema do corpo alcança uma dimensão pedagógica na obra de Adorno. Eles são apresentados por meio de dois conceitos abrangentes: 1) o conteúdo manifesto, expresso nos comentários que se referem diretamente ao que tradicionalmente entendemos por educação do corpo, e que aparecem relacionados, sobretudo, ao esporte e seu ensino; e 2) o conteúdo latente sobre a educação do corpo, radicado nas passagens em que o somático ganha destaque, trazendo contribuições importantes para compreendermos o lugar do corpo no que poderíamos chamar de um projeto pedagógico adorniano.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Como Citar

Bassani, J. J., & Vaz, A. F. (2003). Comentários sobre a educação do corpo nos "textos pedagógicos" de Theodor W. Adorno. Perspectiva, 21(1), 13–37. https://doi.org/10.5007/%x

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)