O corpo como publicidade ambulante

Autores

  • Antônio Álvaro Soares Zuin Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Na atual sociedade do espetáculo, na qual tanto as coisas quanto as pessoas se tornam cada vez mais substituíveis, faz-se necessária a demarcação de algum tipo de ícone que possibilite o reconhecimento imediato daquele que o porta, que deixe algum vestígio. Face a esse contexto, este artigo tem como objetivo investigar o processo pelo qual o corpo se transforma num anúncio, uma vez que seu dono tenta evitar o pavor de se sentir indiferenciado na multidão. Pretende-se também argumentar que tal publicização do corpo se fundamenta num processo “educativo” que pode ser identificado pelo seu substrato psicossocial e sadomasoquista de integração e que foi denominado por Theodor W. Adorno como educação para a disciplina por meio da dureza.

Biografia do Autor

Antônio Álvaro Soares Zuin, Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Psicologia pela USP (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998), com estágios doutoral na Alemanha. Atualmente é professor-doutor associado da Universidade Federal de São Carlos.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2003-01-01

Como Citar

Zuin, A. Álvaro S. (2003). O corpo como publicidade ambulante. Perspectiva, 21(1), 39–53. https://doi.org/10.5007/%x