Transgênicos e sociedade na agenda das pesquisas acadêmicas brasileiras

Autores

  • Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi UFSCar SP, Brasil
  • Camila Carneiro Dias Rigolin UFSCar, SP, Brasil
  • Carlos Roberto Massao Hayashi UFSCar, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2012v11n20p99

Resumo

O tema dos transgênicos e de seus impactos tem suscitado debates calorosos na sociedade e no meio científico e acadêmico. A agenda das pesquisas acadêmicas sobre este tema tem sido incrementada com a discussão de questões desde a regulação do risco, a relação entre expertise e decisão política até a participação social em escolhas científicas e tecnológicas. Com o intuito de situar o estado do conhecimento destas pesquisas foi realizado um estudo bibliométrico da produção científica acadêmica depositada no Banco de Teses da CAPES/MEC. Os indicadores de produção científica sobre a temática revelaram as marcantes presenças das áreas do Direito, do Desenvolvimento (Rural, Sustentável, Regional, entre outros) e da Comunicação; a incorporação da Sociologia, das Ciências Ambientais e da Economia; a presença ainda tímida de outras áreas de conhecimento, como a Saúde e a Política Científica e Tecnológica, ao lado da inclusão de outras perspectivas, como a Ciência da Informação, e as Ciências da Religião.

Biografia do Autor

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, UFSCar SP, Brasil

Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos (DCI/PPGCTS/UFSCAR). Doutora e Mestre em Educação (UFSCar). Coordenadora do Laboratório de Estudos Sociais em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos. dmch@ufscar.br.

Camila Carneiro Dias Rigolin, UFSCar, SP, Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos (DCI/PPGCTS/UFSCAR). Doutora em Política Científica e Tecnológica (UNICAMP, 2009), com doutorado-sanduíche no Departamento de Antropologia da Indiana University, EUA. Mestre em Administração e Bacharel em Administração (UFBA). Pesquisadora do Laboratório de Estudos Sociais em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos. diasrigolin@ufscar.br.

Carlos Roberto Massao Hayashi, UFSCar, SP, Brasil

Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos (DCI/PPGCTS/UFSCAR). Mestre e Doutor em Educação (UFSCar). Pesquisador do Laboratório de Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia Universidade Federal de São Carlos. massao@ufscar.br.

Downloads

Publicado

2012-06-06

Edição

Seção

Dossiê Temático