O Estado em transe: atualidades do imperialismo enquanto fase superior do capitalismo

Autores

  • Orides Mezzaroba UFSC
  • Matheus Felipe de Castro UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O presente artigo realiza uma revisão teórica da obra  Imperialismo, fase superior do capitalismo, de Lênin, com o fim de estabelecer premissas básicas para uma análise da fase financeirizada do capital monopolista, que se inaugura no final do século XX e se arrasta pelos primeiros anos do século XXI. Aborda, outrossim, as mais recentes visões de teóricos marxistas sobre as transformações do capitalismo atual e suas possibilidades de desenvolvimento.

Biografia do Autor

Orides Mezzaroba, UFSC

Professor Associado em Dedicação Exclusiva nos Programas de Graduação e Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1986). Especialização em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1989). Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991). Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Pós- Doutorado junto à Universidade de Coimbra - Portugal (2008). Consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. Pesquisador de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Tema de pesquisa: "O endereço da transpersonalização dos atores políticos no processo de reconstrução do modelo de Estado de Direito no Brasil".

Downloads

Publicado

2007-01-01

Como Citar

MEZZAROBA, Orides; CASTRO, Matheus Felipe de. O Estado em transe: atualidades do imperialismo enquanto fase superior do capitalismo. Seqüência Estudos Jurídicos e Políticos, Florianópolis, v. 28, n. 54, p. 167–198, 2007. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/15074. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos