O Mercosul, a Área de Livre-comércio das Américas (ALCA) e a Organização Mundial do Comércio (OMC)

Autores

  • Durval de Noronha Goyos Júnior

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O presente artigo visa demonstrar como a teoria do realismo nas relações internacionais orienta os Estados Unidos da América à dominação das estruturas multilaterais e dos pactos regionais de comércio existentes, com o objetivo de obtenção de vantagens comerciais e políticas que possibilitem uma hegemonia econômica completa. Procura-se comprovar, em particular, que a iniciativa da Área de Livre Comércio das Américas, como instrumento da ação imperialista norte-americana, seria, sob a perspectiva econômica, um desastre para os países do Mercosul, especialmente para o Brasil.

Biografia do Autor

Durval de Noronha Goyos Júnior

Dr. Durval de Noronha Goyos Jr. é membro das Ordens dos Advogados do Brasil, Inglaterra e Gales (solicitor) e Portugal. Formou-se pela Wm. Hall High School, em West Hartford, Connecticut, E.U.A., em 1969 como bolsista do AFS, ingressou na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil, formando-se em janeiro de 1975, seguido por cursos de pós-graduação, incluindo um programa de Direito Constitucional no Hastings College of Law (Universidade da Califórnia), em São Francisco, EUA e a revalidação de diploma na Universidade de Lisboa, Portugal. Dr. Noronha foi representante "ad-hoc" do governo brasileiro para a Rodada do Uruguai do GATT em 1992 e 1993 e presidente da Comissão para o GATT da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). É árbitro da Organização Mundial do Comércio (OMC), sediada em Genebra, Suíça, tendo sido anteriormente Árbitro do Acordo Geral de Tarifas Comerciais (GATT). É também Árbitro da Comissão Internacional de Arbitragem Comercial da China (CIETAC). Foi membro da Comissão Internacional da "Law Society of England and Wales". Foi o negociador principal da OAB para os acordos de cooperação das ordens de advogados do MERCOSUL e é o correspondente no Brasil das publicações "International Trade Law and Regulation", de Oxford; "World Market Research Centre" de Londres, Reino Unido; "Trade Practice Law Journal", de Sydney, Austrália e membro da comissão editorial da publicação "International Trade Reports", Cambridge, Reino Unido.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Como Citar

GOYOS JÚNIOR, Durval de Noronha. O Mercosul, a Área de Livre-comércio das Américas (ALCA) e a Organização Mundial do Comércio (OMC). Seqüência Estudos Jurídicos e Políticos, Florianópolis, v. 23, n. 45, p. 197–228, 2002. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/15323. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos