Genealogia foucaultiana e políticas educacionais: possibilidades analíticas

Viviane Klaus, Morgana Domênica Hattge, Kamila Lockmann

Resumo


Este artigo aborda a importância da genealogia foucaultiana na análise de políticas educacionais. Para tal, foi dividido em quatro seções. Na primeira seção, argumenta-se que a genealogia foucaultiana, de forte inspiração “nietzschiana”, é uma forma de análise que se opõe à história como busca da “origem” (Ursprung), pois procura compreender os objetos de estudo a partir de sua trama histórica, buscando desnaturalizar tudo aquilo que é visto como se estivesse desde sempre aí, no mundo. Ao problematizar, descrever e analisar os ditos sobre políticas educacionais, a genealogia possibilita visibilizar os processos de constituição dessas políticas. Na segunda, terceira e quarta seções, são apresentadas três pesquisas nas quais a genealogia foucaultiana se constituiu como possibilidade analítica: a primeira tem como foco central As políticas educacionais, a emergência da administração da educação e seu deslocamento para a gestão educacional; a segunda pesquisa apresenta as condições de proveniência e emergência do movimento Todos Pela Educação e anuncia a instituição da performatividade como um de seus principais efeitos no cenário educacional brasileiro na atualidade; e a terceira pesquisa, ao analisar como as Políticas de Assistência Social, utilizando a educação escolarizada como lócus privilegiado de efetivação, operam sobre a população na atualidade e que implicações tais políticas vêm produzindo na escola contemporânea, lança um olhar genealógico para a forma de constituição dessas políticas no presente. 


Palavras-chave


Políticas Públicas em Educação; Foucault, Michel; História

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p665



Direitos autorais 2016 Viviane Klaus, Morgana Domênica Hattge, Kamila Lockmann

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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